Factoring é uma actividade que consiste na cedência dos créditos comerciais de curto prazo por parte de uma empresa (Aderente), a uma instituição financeira (Factor) referente às vendas a crédito de bens e/ou serviços efectuadas aos seus clientes (Devedores).

 

Uma operação de factoring envolve assim pelo menos 3 intervenientes, Aderente, Devedor e Factor, sendo que esta entidade presta um serviço integrado de gestão e cobranças dos créditos, pode assegurar a cobertura do risco de crédito (insolvência ou atraso de pagamento) e efectua o financiamento (por adiantamento) dos créditos cedidos.

 

A relação entre os intervenientes e respectivos movimentos, pode-se resumir de acordo com o esquema abaixo indicado:
 


1 - Venda de bens ou serviços: o ADERENTE (fornecedor) efectua a venda dos seus bens e/ou serviços ao DEVEDOR (cliente);

2 - Cedência do crédito: o ADERENTE (fornecedor) entrega cópia da factura e original do documento de transporte à EUROFACTOR;

3 - Adiantamento: a EUROFACTOR financia uma percentagem do valor da factura cedida (por exemplo 90%) ao ADERENTE;

4 - Pagamento: na data de vencimento da factura, o DEVEDOR efectua o pagamento da factura directamente à EUROFACTOR;

5 - Devolução da retenção: após recepção do pagamento da factura, a EUROFACTOR devolve ao ADERENTE o montante retido (por exemplo 10%).

Ao continuar no sítio Web, aceita a utilização de cookies que visam melhorar o desempenho do sítio Web e propor serviços e conteúdos personalizados. Saiba mais.

OK      Ler mais
X