Conheça o factoring em 10 questões

1. O que é o Factoring?

Factoring é um instrumento que permite às empresas efectuar uma gestão adequada da sua carteira de clientes, possibilitando o acesso a uma linha de financiamento. Tem como base, a cedência dos créditos a receber sobre Clientes a uma empresa especializada - o Factor, permitindo às empresas financiar esses créditos de forma a melhorar a sua gestão de tesouraria ao mesmo tempo que beneficia de um serviço de gestão e acompanhamento das suas cobranças e de uma garantia para o risco de não pagamento.

Na gestão da sua carteira de clientes, o Factoring proporciona-lhe o acesso a informação e mecanismos de cobertura de risco, oferecendo uma solução flexível de financiamento adaptada às necessidades das empresas.

2. A quem se destina?

O Factoring destina-se a todas as empresas que vendam produtos ou serviços a crédito a outras empresas, independentemente da sua dimensão ou sector de actividade e de actuarem no mercado nacional ou de exportação.

O crescimento do nível de competitividade entre as empresas, veio acentuar a importância de ter uma gestão cada vez mais profissional da sua carteira de clientes, permitindo assim às empresas, uma maior dedicação ao desenvolvimento e crescimento do seu negócio, aumentando as vendas e a qualidade do serviço prestado aos seus clientes.

Ao mesmo tempo, as empresas aumentam a sua eficiência e podem beneficiar de reduções nos seus custos financeiros e de gestão administrativa dos seus clientes.

3. Porquê recorrer a Factoring?

Proteger e financiar os créditos a receber é uma das maiores preocupações dos gestores das empresas.

A gestão eficiente destes créditos é essencial para alcançar:

  • Maior crescimento das Vendas;
  • Redução da carga administrativa e riscos associados aos atrasos de pagamento e incobráveis.

O Factoring é uma solução duradoura para obter financiamento de curto prazo, englobando a protecção ao risco de crédito, um rápido financiamento das suas facturas, acompanhamento e gestão dos seus clientes.

Ao recorrer a profissionais para efectuar a gestão da sua carteira de clientes, as empresas beneficiam de três pontos fortes:

  • Conversão de custos fixos em variáveis;
  • Melhor gestão administrativa;
  • Mais segurança na gestão financeira.

Actualmente, os créditos a receber de clientes, representam em média, 40% dos activos totais das empresas. 

4. Quando utilizar Factoring?

As empresas podem obter vantagens com a utilização do Factoring em todas as fases do seu desenvolvimento.

No arranque da actividade, financiar os créditos sobre clientes, pode constituir uma forma de ultrapassar eventuais necessidades de tesouraria ou dificuldades no recurso ao crédito bancário.

Numa fase de maturidade ou crescimento das vendas, existem várias vantagens em utilizar o Factoring: a protecção contra o risco de incobráveis, redução de tarefas administrativas ou financiamento do crescimento da facturação.

Por fim, no caso de vendas para países fora de Portugal (Exportação), o Factoring pode prestar o mesmo tipo de serviços que no mercado nacional, com as vantagens inerentes ao facto dos clientes se localizarem em outro país.

5. Como funciona?

Através da assinatura de um contrato de Factoring, a sua empresa cede à Eurofactor os créditos comerciais resultantes das vendas a crédito sobre os seus clientes.

Mediante a notificação aos seus clientes, estes passam a liquidar à Eurofactor directamente todas as facturas emitidas no seu vencimento.

A Eurofactor irá assim financiar a sua empresa através do adiantamento de uma % (normalmente entre 80%-90%) dos referidos créditos (IVA incluído) no prazo máximo de 48 horas.

A Eurofactor efectua posteriormente todo o trabalho de gestão administrativa dos créditos cedidos e esforço de cobrança até à liquidação das facturas junto dos clientes.

6. O Factoring implica alterações na relação com os meus actuais parceiros?

Com os Clientes

As empresas aderentes mantêm toda a exclusividade na relação comercial com os seus clientes, no entanto o esforço de cobrança passa a ser realizado pela Eurofactor, podendo assim concentrar-se no desenvolvimento da sua actividade comercial, com os clientes actuais ou procurando novos clientes.

Com a Seguradora de Crédito actual

Se já possuir uma apólice de Seguro de Crédito, a Eurofactor pode actuar em parceria com a sua companhia de seguros, podendo os serviços serem complementares.

Com os Bancos

O Factoring amplia as fontes de financiamento de curto-prazo, para além dos produtos financeiros tradicionais. Parte do financiamento efectuado pela Eurofactor pode até funcionar como uma garantia para os Bancos.

A empresa tem assim a possibilidade de manter a utilização das linhas de crédito com os seus parceiros bancários, que aceitam a referida garantia como forma de manterem condições mais vantajosas para o seu cliente.

As relações com os Bancos são assim mantidas ou mesmo reforçadas.
O negócio dos Bancos e das empresas de Factoring são complementares, mantendo características distintas.

7. Quais são as diferentes modalidades de Factoring?

Um contrato de factoring pode assumir diversas modalidades, dependendo do tipo de necessidade de cada empresa, o seu sector de actividade e a tipologia dos seus clientes.

As modalidades mais utilizadas em Portugal, para além da mais tradicional, que é descrita na questão nº 10, são:

Factoring Com Recurso

Nesta modalidade, as empresas aderentes beneficiam de um contrato de Factoring que inclui o serviço de gestão e cobrança dos seus créditos sobre clientes e o financiamento por parte da Eurofactor dos créditos cedidos.

Nesta modalidade, não existe cobertura do risco de crédito sobre a carteira de clientes, pelo que qualquer incumprimento reverte para a empresa aderente a responsabilidade da reposição do valor adiantado pela Eurofactor.


Factoring sem Recurso

Nesta modalidade, além dos serviços existentes na modalidade Factoring com Recurso, está também incluída a cobertura do risco de crédito (seguro de crédito), pelo que nesta situação as empresas aderentes estão também protegidas contra o incumprimento ou atraso no pagamento dos seus clientes.

Factoring não notificado com delegação de cobrança, mais conhecido como "Factoring Confidencial".

Esta modalidade é destinada a empresas com uma grande dimensão e um volume de negócios elevado, que têm:

  • uma estrutura financeira sólida;
  • boa organização administrativa;
  • um sistema informático eficiente.


A empresa aderente mantém o controlo total da gestão das suas cobranças e os seus clientes/devedores não têm conhecimento da existência do contrato de factoring.

Os pagamentos das facturas são efectuados directamente para uma conta bancária específica para este efeito, em nome da empresa aderente e num dos seus bancos. Neste cenário o Factor, efectua o financiamento e a cobertura de risco de crédito.


Reverse Factoring 

As empresas aderentes a esta modalidade, beneficiam de um serviço de gestão dos seus pagamentos a fornecedores, efectuado pelo Factor mediante instruções prévias do aderente e em nome deste.

As empresas podem beneficiar assim de um desconto comercial negociado com os seus fornecedores, dado que estes têm a prévia garantia da Eurofactor relativa ao recebimento dos créditos na data do seu vencimento.

Factoring de Exportação (ver questão nº 8)

8. Factoring de Exportação?

O Factoring de Exportação permite às empresas aderentes delegar na Eurofactor toda a gestão das suas cobranças em clientes fora do mercado nacional.

A Eurofactor possui directamente filiais em 8 países e correspondentes noutros países que são entidades especializadas na actividade de Factoring e conhecedoras das características específicas de cada país no que diz respeito às transacções comerciais.

A empresa exportadora está assim protegida contra o risco de incobráveis por parte dos seus clientes, beneficiando de:

  • acompanhamento por país, cliente e factura;
  • gestão dos fundos recebidos no exterior;
  • cobrança das facturas de exportação.

A Eurofactor proporciona às empresas exportadoras, uma solução flexível, adaptada e imediata das suas vendas nos mercados internacionais, recebendo o financiamento em Euros ou outras moedas, qualquer que seja a moeda da factura.

9. Quais são os principais custos associados?

A remuneração dos serviços prestados pelas empresas de Factoring, são essencialmente de dois tipos e são definidos no próprio contrato:

  • A comissão de factoring remunera o serviço de gestão operacional: processamento e monitorização das facturas recebidas, acompanhamento dos devedores, cobrança e tratamento de eventuais litígios e gestão dos pagamentos. O custo da cobertura de risco de crédito, se efectuado pelo Factor, será incluído na comissão de factoring.

  • O custo do financiamento tem normalmente como base um indexante de referência no mercado bancário (Euribor) acrescido de um spread (margem) e é calculado consoante o montante e a duração do financiamento.

Poderão existir encargos adicionais, dependendo do tipo de serviços prestados pelas diferentes empresas de factoring.

10. Na prática como funciona um contrato de Factoring?

Após a assinatura do contrato, a empresa aderente envia os duplicados das facturas para a Eurofactor numa determinada periodicidade previamente acordada (semanal, quinzenal ou mensal).

Este envio, designado por cessão de créditos ou cedência, é habitualmente efectuado de forma electrónica através do preenchimento de um ficheiro Excel ou pelo correio.

Com excepção da modalidade factoring "confidencial", em todas as facturas deverá constar uma menção identificativa da cessão dos créditos a favor da Eurofactor e os clientes deverão ser informados (notificados) de que os pagamentos deverão ser efectuados directamente à Eurofactor.

Por cada novo cliente, a empresa aderente deverá solicitar à Eurofactor a sua inclusão no contrato, através da aprovação de um limite de crédito de forma a obter cobertura de risco sobre esse cliente.

A Eurofactor disponibiliza o acesso online à sua plataforma electrónica – EOL, que permitem às empresas aderentes, acompanhar as principais operações: limites de crédito aprovados, pagamentos recebidos ou litígios detectados, financiamento disponível e utilizado, etc.

Além disso, as empresas aderentes dispõem de um interlocutor único junto da Eurofactor (Gestor de Cliente), que efectua o acompanhamento de todas as operações.

 

 

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